As estruturas metálicas possibilitam inovação na arquitetura

Tendências Ana Luiza 03/10/2017

Há muito tempo atrás, lá pelo século XVIII, os europeus e norte-americanos começaram a realizar edifícios constituídos de materiais metálicos. A partir disso, muitos arquitetos utilizaram dessas propriedades para realizar projetos arrojados e, assim, garantir um ótimo diferencial. Um exemplo de arquitetura criada a partir de pilares e vigas de aço é a Torre Eiffel, símbolo e ponto turístico de Paris, na França.

No Brasil, apesar da predominar a base construtiva de concreto, nos últimos 15 anos começou a ser explorada essa alternativa estrutural no país, principalmente por obter vantagens no quesito modernidade e inovação, e também por oferecer uma excelente viabilidade financeira. Através da possibilidade em obter processos otimizados com um sistema estrutural mais leve, a arquitetura pode projetar centenas de mobiliários em aço que transmitem uma estética agradável e versátil.

penthouse-holon-omy-design-14.jpg
*Estante projetada em estrutura metálica, traz leveza ao projeto.

Mobiliários adaptáveis para projetos específicos

Os mobiliários produzidos com estruturas de metais podem ser adaptados para projetos que necessitam atender exigências específicas, por exemplo. Por ser uma estética mais industrial e funcional, sem muitos detalhes, a beleza, em si, fica localizada em sua leveza e nos seus padrões de acabamento. O material pode estar presente em prateleiras de metal, cadeiras, banheiras e mesas em aço, e também pode haver uma mistura de metal com marcenaria, por exemplo. Assim, obtendo um conjunto geral de leveza e boa estética para salas, cozinhas, home office, banheiros, área de serviços e outros ambientes.

*Nichos suspensos com estrutura de sustentação metálica + prateleiras em marcenaria.

Escolha perfeita para quem deseja economizar

Optar por elementos estruturais metálicos, dentro de um projeto arquitetônico, e também inseri-los no design de interiores é uma maneira inteligente de economizar. É possível obter 30% de economia nos custos de fundações e até 40% na execução de mão de obra comparado com processos convencionais. Além disso, esse material, busca por soluções tecnológicas que possam colaborar ainda mais na produção dos projetos, trazendo mais eficiência, qualidade em acabamento e revestimento, e mais riqueza de informação para o espaço.

Solução de material construtivo em parceria com a sustentabilidade

Além de ser versátil e flexível, industrial e funcional, e ideal para combinar padrões de mdf e madeiras, a estrutura metálica é uma grande parceira da sustentabilidade. O aço, por exemplo, é o um material totalmente reciclável, sustentável e ecológico, no qual é menos agressivo ao meio ambiente, pois reduz o consumo de madeira na obra e a emissão de material particulado.

london-restaurant-treves-hyde-grzywinski-pons-1.jpg

*Estrutura metálica possibilitando a fixação apenas no teto, da floreira suspensa.

As estruturas em aço também possibilitam que o(a) arquiteto(a) consiga realizar verdadeiras transformações em relação ao design do projeto. Diante disso, a inclusão desse material nos segmentos arquitetônicos possibilitou a criação de projetos mais geométricos e tridimensionais, refletindo uma complexidade em espaços inovadores.

As estruturas metálicas, por si só, possuem um caráter contemporâneo para serem adicionados em coberturas, fechamentos e divisórias, e também em mobiliários. Transparece a leveza, com estruturas vazadas, complementares e versáteis, além de que podem ser utilizadas em aço inox, ferro, cobre, latão, alumínio, corten e outros, ou podem ter a aplicação de pintura em cores metalizadas, anodizadas ou em cores tradicionais. Uma ótima alternativa para modernizar um ambiente!

*Acabamento bronze nas estruturas suspensas e luminárias, compondo a paleta em tons pastéis e cinza.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.