A modernidade do Revestimento 3D para decorar ambientes

Tendências Ana Luiza 24/05/2018

As inovações tecnológicas estão aí para revolucionar diversos tipos de mercados, na área de arquitetura, por exemplo, elas são essenciais para criar uma variedade de materiais de decoração, entre elas o revestimento 3D. Pois é, o conceito de três dimensões não compõe apenas os cenários de áreas industriais e cinematográficas, hoje em dia também estão presentes em casas, apartamentos e escritórios.

Os revestimentos tridimensionais dão um charme mais contemporâneo a todos os tipos de ambientes. Eles são produzidos com matérias-primas que possuem uma alta resistência e revestem qualquer tipo de parede, proporcionando diferentes estilos de decoração. Além disso, resultam o fim da monotonia de um espaço e dão mais vida e receptividade ao moradores e visitantes.

Foto: Pimentel 3D
Foto: Pimentel 3D

As peças utilizadas na produção dos revestimentos 3D geralmente são azulejos, gesso, cimento, alumínio, fibras vegetais, madeira, PVC e MDF. As principais diferenças entre estes materiais estão no custo-benefício e a durabilidade, principalmente quando visamos onde serão aplicados. Por exemplo, os revestimento 3D feitos de azulejos podem ser usados tanto em áreas internas quanto em externas, pois apresentam ótima durabilidade.

*Revestimento em 3D com fibras naturais.

Ainda assim, os revestimentos tridimensionais possibilitam brincar com a textura, unindo diversas peças uma do lado da outra que certificam um efeito marcante que dará destaque ao ambiente. Entretanto, esse tipo de material exige cuidados na instalação para que não ocorra espaços ecos entre as peças e a parede. Outro cuidado que deve ser tomado é na hora de pendurar objetos decorativos, pois podem acabar quebrando as placas.

*Revestimento em 3D de cimento da linha Tribulus da Castelatto.

Onde podem ser usados?

Como já falamos anteriormente, o revestimento 3D pode ser usado em áreas internas e externas. A criatividade é a chave para utilizar esse tipo de material decorativo tanto em halls de entradas de salas ou escritórios, quanto nas paredes de quartos e cozinhas. É indicado que você escolha um espaço para aplicar o revestimento, para, assim, não sobrecarregá-lo.

Por fim, o revestimento 3D está muito em alta no mercado de decoração. Para dar uma cara nova à sua casa ou ao seu escritório, usar esse tipo de material é uma boa opção, tanto em custo-benefício quanto no aspecto de trazer modernidade ao ambiente.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.